Clínica Odontológica Karine Chaves: restaurações em resina composta: como funcionam e qual a importância? 5i263q

Se você já ou pelo dentista, provavelmente ouviu falar da resina composta. Mas o que é isso, afinal? Vamos lá, descomplicar!
A resina composta é material usado para preencher cavidades nos dentes, ou seja, é a famosa “restauração”. Ela é feita de uma mistura de micropartículas de vidro ou cerâmica com uma resina plástica, o que a torna biocompatível com o dente e super versátil. Com variedades de indicações, cores e formas de apresentação (líquida ou sólida), é perfeita para diversas situações onde precisamos de estética, função e durabilidade.
I. Como Funciona?
Quando você vai ao dentista e ele encontra uma cárie ou alguma restauração antiga que precisa ser trocada, a primeira coisa que ele faz é limpar a área afetada com um desgaste limitado. Depois o profissional prepara o dente para receber a resina com adesivo odontológico, para depois aplicar a resina composta na cavidade. O legal é que, antes de terminar, o dentista usa espátulas de resina e pincéis para moldar a resina para que fique bem no formato do seu dente, garantindo que fique natural e funcional. Seguindo, uma luz ultra violeta é usada para endurecer a resina em poucos segundos. Após isso, é feito polimento e o ajuste da restauração, para garantir um acabamento natural. Todas essas etapas são cruciais para uma restauração bem feita, garantindo assim, a longevidade da resina composta.
II. A Importância da Resina Composta
A resina composta é uma verdadeira cereja do bolo na odontologia. O profissional que dominar a resina composta, evita futuros problemas, como canal, trincas e desgastes. Aqui estão alguns motivos pelos quais ela é tão importante:
• Estética: A cor da resina pode ser ajustada para combinar com os dentes naturais, o que significa que suas restaurações podem ar quase despercebidas! Adeus, restaurações metálicas que chamam atenção! Em restaurações em dentes anteriores, é feito uma estratificação de cores de fundo, para assim, se parecer mais ainda com o efeito natural do sorriso.
• Conservação do dente: Como dito anteriormente, a resina pode evitar trincas, desgastes e futuros canais. Ao contrário de materiais mais antigos, como a amálgama, a resina composta adere melhor ao dente e requer menos desgaste na estrutura dental. Isso significa que o dentista pode preservar mais do seu dente original. O estudo dessa parte se chama Biomimética, um assunto em alta que esteve bastante presente no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP)-2025.
• Versatilidade: Além de ser usada em cáries, a resina composta pode ser utilizada para corrigir dentes desgastados, quebrados ou até mesmo para melhorar o formato dos dentes. Hoje em dia, a busca pelas facetas de resina composta estão em alta, por se tratar de questão de estética e de melhorar a auto estima dos pacientes que buscam esse procedimento.
• Durabilidade: Embora não sejam tão resistentes quantas outras opções, as resinas compostas têm vida útil razoável e, com bons cuidados, podem durar muitos anos. Daí que vem a importância de ter visitas constantes e regulares ao dentista, para justamente garantir essa durabilidade.
Aqui está um exemplo de restauração em resina composta, onde vemos restaurações antigas de metal, e infiltradas com cárie. Após remoção, limpeza e preparo da região, a resina composta entra em ação.
Recupere a confiança e a beleza do seu sorriso na Clínica Odontológica Karine Chaves!
Para agendar seu horário basta ligar no telefone: (38) 3521-2343
Pedro Gabriel Cavalcante de Abreu
Clínico Geral - CRO 61469